ENERGIA SOLAR

A Energia Solar Fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da energia da luz solar. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor que induza o efeito fotovoltaico. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando eletricidade.

O Brasil possui um grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol. No local menos ensolarado do país é possível gerar mais eletricidade do que no local mais ensolarado da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica.

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a irradiação solar no território nacional varia entre 4.444 Wh/m² e 5.483 Wh/m². Diferentemente de outros sistemas de geração renováveis, a energia solar fotovoltaica pode ser instalada em centros urbanos, criando o conceito de “Geração Distribuída”, no qual a energia gerada passa a ser utilizada próximo de onde ela é consumida, ao invés de ser gerada e consumida em locais distantes. Este conceito economiza recursos naturais, perdas com transmissão e distribuição, gastos com gerenciamento e aproveita espaço inútil como telhados ou lajes. Hoje, pequenos sistemas de geração podem ser vistos em residências, prédios comerciais, instituições públicas e universidades.

Além disso, o Brasil possui também diversas usinas grandes de geração fotovoltaica. No total, são mais de 1,3 GW instalados no país, 0,8 GW em construção e 2,28 GW em empreendimentos planejados.

APLICAÇÕES EM SOLO

Geralmente utilizado em usinas de grande porte, onde não existe cobertura suficiente em telhados para comportar o sistema todo. As usinas fotovoltaicas em solo são muito utilizadas em áreas rurais e condomínios, e pouco utilizadas em centros urbanos.

Nesta aplicação, é instalada uma estrutura de suporte dos painéis solares diretamente no solo, disposta em arranjos horizontais viradas para o norte, com uma inclinação próxima ao paralelo geográfico, em graus. Para evitar o sombreamento nos painéis e permitir a limpeza e manutenção, é necessário que se haja espaçamento entre os arranjos. A vantagem desta aplicação é a facilidade de limpeza e manutenção, bem como a facilidade de projeto, pois não é necessário estudo de carga, como em telhados. Uma desvantagem é utilização de terreno que poderia ser útil para outros fins.

APLICAÇÕES EM TELHADOS E COBERTURAS

Geralmente utilizado em usinas de pequeno e médio porte, onde existe cobertura para parte ou todos os painéis solares. As usinas fotovoltaicas em telhado são muito utilizadas em residências, indústrias e comércios, geralmente nos centros urbanos. Também pode ser aplicado em zonas rurais, embora menos comum.

Nesta aplicação, é instalada uma estrutura leve de suporte dos painéis solares diretamente sobre o telhado, geralmente na mesma inclinação do mesmo. Para esta aplicação é importante que a caída do telhado não seja em direção ao Sul. A vantagem desta aplicação é o aproveitamento de um espaço inutilizado, bem como uma melhora no isolamento térmico. Uma desvantagem é a dificuldade na limpeza e manutenção.

APLICAÇÕES EM ESTACIONAMENTOS

Geralmente utilizado em supermercados, shopping centers e grandes lojas de departamento, onde existe estacionamento coberto ou descoberto.

Nesta aplicação, pode ser usada a cobertura existente ou instalada uma cobertura própria para os painéis solares, que além da geração de energia, servirão como cobertura contra o sol nos veículos e pessoas. A vantagem desta aplicação é o aproveitamento de um espaço inutilizado, bem como a proteção contra o sol dos veículos e pessoas, o que traz mais satisfação aos clientes. Uma desvantagem é a dificuldade na limpeza e manutenção.