UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Um pouco da nossa História

A Prowind Energias Alternativas, inicialmente denominada Provento, foi fundada em 2002 por Claudio Rossi Machado e Hildo Fuchs para a elaboração de três projetos eólicos para o grupo alemão MVV. Ainda em 2002, foi contratada também pela empresa alemã Red Project Management GmbH para o desenvolvimento de mais três projetos eólicos: Parquee Eólicoe de Xangri-lá 27 MW (adquirido pela Honda), Pastoreio de 50 MW e Imbé de 27 MW.

Em 2005 foi desenvolvido, em parceria com o governo do estado e com tecnologias alemã e austríaca, um projeto para a geração de energia elétrica a partir de dejetos suínos, que recebeu a denominação de “Suinogás”. Foi após este projeto que a Provento foi reestruturada e tornou-se a atual ProWind.

Desde então, já desenvolvemos mais de 5000 MW em projetos de energia eólica para investidores nacionais e internacionais divididos em diversos sítios no sul e nordeste do Brasil e para diversos investidores.
Em 2014, decidimos também participar como investidores nos nossos projetos. Então a ProWind juntou-se a um grupo de investidores do oeste catarinense para a criação de diversos projetos eólicos em todo o território nacional. Atualmente participamos como investidora em cerca de 3750 MW em projetos eólicos.

Quem somos hoje

Hoje, a ProWind atua como uma empresa do seguimento energético, focada no desenvolvimento de soluções para energia elétrica através de fontes renováveis ou alternativas. As principais áreas de atuação são a eólica, solar fotovoltaica, biocombustíveis e hídrica, além do levantamento de potencial energético nas diversas áreas através de estações de medição meteorológicas.

A Prowind possui conhecimento técnico e experiência em todas as áreas necessárias para o desenvolvimento de grandes projetos, atendendo às necessidades dos clientes com segurança e confiabilidade. Sua equipe conta com profissionais especializados e bem assessorados.

Em seu portfólio, após 17 anos de experiência, contabilizam-se como diferenciais a qualidade na execução de seus projetos e a fiel manutenção de seus clientes e parceiros, nos credenciando como uma empresa respeitada e sempre indicada pelos mesmos.

Gerência

A Prowind é dirigida por um corpo societário experiente nas áreas de engenharia mecânica, engenharia nuclear, engenharia elétrica e administração. A empresa também conta com engenheiros da área civil, de controle e automação, mecânica, além de corpo técnico para execução de projetos e setor jurídico.

Claudio Rossi Machado

Engenheiro Industrial Mecânico formado em 1976 pela FURG Fundação Universidade do Rio Grande, pós-graduado pela COPPE-UFRJ em Fenômenos de Transporte, especialização em soldagem e caldeiraria para a área nuclear onde foi chefe de divisão. Executou diversos projetos na área de tratamento de efluentes e gases de exaustão pela empresa RAIKO Engenharia da qual era sócio. Diretor e sócio da Prowind.

Hildo Fuchs

Sócio fundador da PROWIND em 2002, Pós-graduado em Administração, especializado em relações humanas, coordenação de grupos, supervisão estratégica em investimentos, analista econômico/financeiro de projetos eólicos e solar, bem como organizador de leilões de energias. Responsável pela área comercial da empresa, com estreitos contatos com investidores Nacionais e Estrangeiros. Contato com os principais financiadores de projetos na área de energia.

Marcos Ruschel Roehe

Engenheiro mecânico formado em 2011 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em energia fotovoltaica, sistemas de controle e medição, computação e eletrônica, Marcos trabalhou com a Prowind desde 2006, quando fez seu primeiro estágio na empresa. Após a diplomação, Marcos assumiu o cargo de Engenheiro e posteriormente tomou parte no quadro societário como gerente de engenharia.

Cristiano Colombo

Engenheiro eletricista pós-graduado em Energias Renováveis com 18 anos de experiência; Especialista em coordenação, supervisão e gestão de projetos eólicos; responsável técnico de planejamento, desenvolvimento e projetos nas áreas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica.

Equipe

Nossa equipe é composta de Engenheiros de todas as áreas, corpo administrativo, corpo jurídico, corpo comercial além de colaboradores de serviços em geral. Temos orgulho de ter uma equipe forte e eficiente que sempre nos ajudou a chegar aonde estamos, e que está nos ajudando a chegar aonde queremos.

Missão

A Prowind tem como missão a excelência e inovação no planejamento e execução de seus projetos através de fontes renováveis, de forma a colaborar com o uso consciente de recursos naturais como a água, o sol e o vento, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da sociedade.